geografia

Alterações climáticas 



Um video que mostra bastante sobre alterações climáticas e também mostra seus impactos sobre a natureza do mundo

Oque são as alterações climáticas ?

 As alterações climáticas são já uma realidade: as temperaturas estão a aumentar, os padrões da precipitação estão a mudar, os glaciares e a neve estão a derreter e o nível médio das águas do mar está a subir. É de esperar que estas alterações prossigam e que se tornem mais frequentes e intensos os fenómenos climáticos extremos que acarretam perigos como inundações e secas. Na Europa, os impactos e as vulnerabilidades no que respeita à natureza, à economia e à nossa saúde diferem entre regiões, territórios e setores econômicos.
É muito provável que a maior parte do aquecimento observado desde meados do século XX se deva ao aumento das concentrações de gases com efeito de estufa (GEE), resultantes das emissões provocadas pela atividade humana. A temperatura global subiu cerca de 0,8 ºC nos últimos 150 anos e prevê-se que continue a aumentar.

Um aumento superior a 2 °C das temperaturas registadas na época pré-industrial aumenta o risco de ocorrência de alterações perigosas para os sistemas humano e natural à escala global. A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as alterações climáticas (UNFCCC) consagra como objetivo limitar o aumento da temperatura média global registado desde a era pré-industrial a um valor inferior a 2 °C

Impactos e vulnerabilidades
As alterações climáticas constituem uma pressão suplementar para os ecossistemas, levando várias plantas e espécies animais a deslocarem-se para norte e para terrenos de maior altitude. Esta situação afeta negativamente a agricultura, a silvicultura, a produção de energia, o turismo e as infraestruturas em geral.
Entre as regiões europeias particularmente vulneráveis às alterações climáticas contam-se
  • o sul da Europa e a bacia do Mediterrâneo (devido ao aumento das vagas de calor e da seca);
  • as zonas de montanha (devido ao aumento do degelo);
  • as zonas costeiras, deltas e planícies aluviais (devido à subida do nível médio das águas do mar e ao aumento das chuvas intensas, inundações e tempestades);
  • o extremo norte da Europa e o Ártico (devido ao aumento das temperaturas e ao degelo).
Causas das alterações climáticas induzidas pelo Homem

Os GEE são emitidos, quer através de processos naturais, quer através de atividades humanas, sendo que o GEE natural mais importante presente na atmosfera é o vapor de água. As atividades humanas libertam grandes quantidades de outros GEE na atmosfera, o que aumenta as concentrações atmosféricas desses gases e, consequentemente, o efeito de estufa, contribuindo para o aquecimento do clima.
As principais fontes de GEE de origem humana são:
  • a queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás) na produção de eletricidade, nos transportes, na indústria e em utilizações domésticas (CO2);
  • a agricultura (CH4) e as alterações da utilização dos solos, tal como a desflorestação (CO2));
  • os aterros sanitários (CH4);
Algumas imagens para ver e refletir!






Site em que retirei as informações mais importantes que encontrei lá existem informações mais completas ETC.. http://www.eea.europa.eu/pt/themes/climate/intro

******************************************************************************************************
Oque é Sustentabilidade ?

Esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários naturais ou não de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir. Pode parecer um conceito difícil de ser implementado. No entanto, não é bem assim. Mesmo nas atividades humanas altamente impactantes no meio ambiente como a mineração; a extração vegetal, a agricultura em larga escala; a fabricação de papel e celulose e todas as outras; a aplicação de práticas sustentáveis nesses empreendimentos; revelou-se economicamente viável e em muitos deles trouxe um fôlego financeiro extra.

Como funciona ?

Define-se por Desenvolvimento Sustentável um modelo econômico, político, social, cultural e ambiental equilibrado, que satisfaça as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades. Esta concepção começa a se formar e difundir junto com o questionamento do estilo de desenvolvimento adotado, quando se constata que este é ecologicamente predatório na utilização dos recursos naturais, socialmente perverso com geração de pobreza e extrema desigualdade social, politicamente injusto com concentração e abuso de poder, culturalmente alienado em relação aos seus próprios valores e eticamente censurável no respeito aos direitos humanos e aos das demais espécies.Sustentabilidade Social - melhoria da qualidade de vida da população, igualdade na distribuição de renda e de diminuição das diferenças sociais, com participação e organização popular;Sustentabilidade Econômica - públicos e privados, regularização do fluxo desses investimentos, compatibilidade entre padrões de produção e consumo, equilíbrio de balanço de pagamento, acesso à ciência e tecnologia; Sustentabilidade Ecológica - o uso dos recursos naturais deve minimizar danos aos sistemas de sustentação da vida: redução dos resíduos tóxicos e da poluição, reciclagem de materiais e energia, conservação, tecnologias limpas e de maior eficiência e regras para uma adequada proteção ambiental; Sustentabilidade Cultural - respeito aos diferentes valores entre os povos e incentivo a processos de mudança que acolham as especificidades locais,Sustentabilidade Espacial - equilíbrio entre o rural e o urbano, equilíbrio de migrações, desconcentração das metrópoles, adoção de práticas agrícolas mais inteligentes e não agressivas à saúde e ao ambiente, manejo sustentado das florestas e industrialização descentralizada; Sustentabilidade Política - no caso do Brasil, a evolução da democracia representativa para sistemas descentralizados e participativos, construção de espaços públicos comunitários, maior autonomia dos governos locais e descentralização da gestão de recursos; Sustentabilidade Ambiental - conservação geográfica, equilíbrio de ecossistemas, erradicação da pobreza e da exclusão, respeito aos direitos humanos e integração social. Abarca todas as dimensões anteriores através de processos complexos. 

Uma musica muito legal sobre a Água (achei interessante colocar pois a água  faz parte da sustentabilidade)
 

(João Carlos E Matheus Sampaio)
******************************************************************************************************
Documentário Lixo Extraordinário


O documentário relata o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores de material reciclável em um dos maiores aterros controlados do mundo, localizado no Jardim Gramacho, bairro periférico de Duque de Caxias.

O filme mostra a vida difícil de pessoas que vivem literalmente no lixo e que dependem dele para a sobrevivência. O artista, que nasceu na classe média baixa paulistana e hoje é um dos maiores expoentes das artes visuais no mundo, trabalha com colagens e montagens de materiais diversos para formar retratos.

Na proposta Lixo Extraordinário , Vik resolveu chamar a atenção simultaneamente para o problemas ambiental do lixo e social das condições de trabalho dos catadores de Gramacho. Como forma de dar voz e visibilidade aos trabalhadores do lixo, retratou-os como personagens com montagens gigantes feitas de resíduos do próprio aterro. Os resultados são incríveis.
 assistimos ao filme que nos causou um misto de indignação, vergonha, tristeza e admiração. 

Alguns dos trabalhos feitos com lixo retirado do lixão. As fotos são das pessoas lá trabalham e tiveram sua importância mostrada ao mundo 


(João Carlos E Matheus Sampaio)
******************************************************************************************************








******************************************************************************************************

                                                                rochas                
 
                         

 Rocha é um agregado sólido que ocorre naturalmente e é constituído por um ou mais minerais ou mineraloides. A camada externa sólida da Terra, conhecida por litosfera, é constituída por rochas. O estudo científico das rochas é chamado de petrologia, um ramo da geologia. Os termos populares pedra e calhau se referem a pedaços soltos de rochas, ou fragmentos. 
                                 minerais
Mineral é um corpo natural sólido e cristalino formado em resultado da interacção de processos físico-químicos em ambientes geológicos. Cada mineral é classificado e denominado não apenas com base na sua composição química, mas também na estrutura cristalina dos materiais que o compõem. Em resultado dessa distinção, materiais com a mesma composição química podem constituir minerais totalmente distintos em resultado de meras diferenças estruturais na forma como os seus átomos ou moléculas se arranjam espacialmente (como por exemplo a grafite e o diamante). Os minerais variam na sua composição desde elementos químicos, em estado puro ou quase puro, e sais simples a silicatos complexos com milhares de formas conhecidas. 





2 comentários:

  1. Gostei muito desta postagem. Escolheu bem o que colocou neste espaço... Tenho um video de meus alunos do Criativo, com uma história de um urso polar em cima do gelo deslocando pelo mar... Manda uma mensagem no meu e-mail smpetiramos@gmail.com que eu te encaminho....
    Vamos fazer o mesmo em Matemática? Escreva sobre o Estudo dos Triângulos.
    Um abraço
    Sonia Petitto

    ResponderExcluir